sexta-feira, 20 de julho de 2018

Evangelho para este fim de semana



EVANGELHO – Mc 6,30-34

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo,
os Apóstolos voltaram para junto de Jesus
e contaram-Lhe tudo o que tinham feito e ensinado.
Então Jesus disse-lhes:
«Vinde comigo para um lugar isolado
e descansai um pouco».
De facto, havia sempre tanta gente a chegar e a partir
que eles nem tinham tempo de comer.
Partiram, então, de barco
para um lugar isolado, sem mais ninguém.
Vendo-os afastar-se, muitos perceberam para onde iam;
e, de todas as cidades, acorreram a pé para aquele lugar
e chegaram lá primeiro que eles.
Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão
e compadeceu-Se de toda aquela gente,
que eram como ovelhas sem pastor.
E começou a ensinar-lhes muitas coisas.

Ler reflexão aqui 

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Coleta Paroquial não pode cair no esquecimento

Sacrário da Igreja Matriz


«A Coleta Paroquial é uma das receitas fundamentais para o funcionamento normal da nossa Paróquia. Para isso, está a ser colocado nas caixas do correio de todas as casas, um envelope onde os paroquianos poderão colocar a sua oferta e entrega-lo nos ofertórios das missas, ou no Cartório Paroquial. Agradecemos desde já a partilha e generosidade de todos.»



O aviso em epígrafe, publicado neste blogue e apresentado nas Eucaristias do fim de semana, deve ser lido com atenção e com espírito aberto e consciente, para ser tomado a sério. Há pessoas, pelo que sei, que assumem a sua condição de paroquianos, com tudo o que isso implica, nomeadamente no que diz respeito às despesas inerentes à vida da comunidade paroquial, com três centros de culto (Matriz, Chave e Cale da Vila). Mas também há outras que pensam que uma comunidade vive do ar que respira, olhando para o lado na hora de contribuírem para as múltiplas despesas que toda gente de bom senso admite serem uma realidade. 
Realmente, todos têm a obrigação de participar com realismo, contribuindo, de acordo com as suas possibilidades, para que os serviços funcionem dentro da normalidade. Há obras de manutenção, há empregados que desempenham funções necessárias, há padres que se encarregam dos cultos, do apoio a doentes e idosos, e ainda do atendimento espiritual, e não só. Também estão atentos às situações familiares, dando conselhos pertinentes e indicando pistas para a resolução de problemas inadiáveis. 
Seria muito bom que todos colaborássemos. Adiar os contributos pode conduzir a esquecimentos. 

Fernando Martins

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Santa Sé agradece a Aveiro partilha quaresmal de 2017



A Santa Sé agradeceu em carta datada de 6 de junho de 2018 a partilha da Diocese de Aveiro na Quaresma de 2017, que se destinou em parte às crianças pobres do Sudão do Sul (a outra parte destinou- -se à formação cristã na Diocese de Aveiro). A carta é assinada pelo cardeal Peter Turkson, responsável do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, um organismo criado pelo Papa Francisco em 2016 para "promover o desenvolvimento integral do homem à luz do Evangelho".

Fonte: "Correio do Vouga"

terça-feira, 17 de julho de 2018

Papa faz «surpresa» a noivos ao celebrar o seu matrimónio

Ele é membro da Guarda Suíça, ela trabalha no Museu da Santa Sé


«O Papa surpreendeu no Vaticano, ao celebrar de forma inesperada o matrimónio de um casal de noivos, um membro da guarda-suíça e uma jovem brasileira.
Segundo avança hoje o portal Vatican News, o episódio aconteceu no último sábado, dia 14 de julho, com “Francisco a aparecer de forma não anunciada para abençoar esta união”.
O padre Renato dos Santos, um dos sacerdotes que estava presente na cerimónia que teve lugar numa igreja nos arredores da Cidade do Vaticano, salienta que “nenhum dos noivos ou dos convidados contava com esta surpresa”.
Ao entrar na sacristia para preparar a celebração, o padre brasileiro deparou-se “com um Papa sorridente, sentado à sua espera”.»

Ler mais na Ecclesia 

sábado, 14 de julho de 2018

Informações Paroquiais de 15 a 22 de julho de 2018



1 – As pessoas maiores de 21 anos, interessadas em celebrar os Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma) devem inscrever-se no Cartório Paroquial. A formação terá uma duração de um ano. 

2 – As pessoas interessadas em levar ou enfeitar os andores na Procissão de Nossa Senhora da Nazaré podem dar o nome no Cartório Paroquial. 

3 – A nossa paróquia irá participar na Peregrinação Diocesana a Fátima no dia 29 de Setembro de 2018. Cada paróquia alugará os autocarros necessários para os seus peregrinos. As pessoas que desejarem participar, deverão, tão breve quanto possível, fazer a sua inscrição no Cartório Paroquial. Cada bilhete terá o custo de 15€. 

4 – A Coleta Paroquial é uma das receitas fundamentais para o funcionamento normal da nossa Paróquia. Para isso, está a ser colocado nas caixas do correio de todas as casas, um envelope onde os paroquianos poderão colocar a sua oferta e entrega-lo nos ofertórios das missas, ou no Cartório Paroquial. Agradecemos desde já a partilha e generosidade de todos.

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Jovens vivem num contexto de precariedade e medo

Muitos jovens vivem no trabalho 
um contexto de «precariedade, pressão e medo»



«Um estudo da Juventude Operária Católica (JOC), a nível nacional, mostra uma realidade marcada pela “precariedade, pressão e medo”, sobretudo na transição da escola para o mercado de trabalho.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, a presidente deste movimento católico juvenil frisa que hoje, devido às dificuldades que encontram, as novas gerações “não se sentem parte da classe trabalhadora”.
Ao mesmo tempo não conseguem “dar voz” aos “casos de pressão que vivem nos seus locais de trabalho” nem “àquilo que os preocupa”, e por isso “cada vez mais estão a refugiar-se em si mesmos”, alerta Solange Pereira.»

Ler mais aqui 

Jesus enviou os apóstolos dois a dois



Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo
segundo São Marcos


Naquele tempo,
Jesus chamou os doze Apóstolos
e começou a enviá-los dois a dois.
Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros
e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho,
a não ser o bastão:
nem pão, nem alforge, nem dinheiro;
que fossem calçados com sandálias,
e não levassem duas túnicas.
Disse-lhes também:
«Quando entrardes em alguma casa,
ficai nela até partirdes dali.
E se não fordes recebidos em alguma localidade,
se os habitantes não vos ouvirem,
ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés
como testemunho contra eles».
Os Apóstolos partiram e pregaram o arrependimento,
expulsaram muitos demónios,
ungiram com óleo muitos doentes e curaram-nos.

Mc 6,7-13


quarta-feira, 11 de julho de 2018

Férias: Santuário de Schoenstt

Um lugar onde é bom estar 

Santuário com jardim

A nossa região tem o privilégio de acolher no seu seio um Santuário Mariano dedicado à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, onde é bom estar, como se diz entre os schoenstattianos, e não só. Esta verdade, incontestável, pode ser experimentada por quem estiver disposto a passar por lá, respirando uma serenidade que é enriquecida pelo silêncio, pelos jardins floridos segundo cada época do ano, pelo asseio que se verifica em todos os cantos, pelos sorrisos das Irmãs de Maria, ao jeito natural de quem sabe que o acolhimento é chave importante para entrar na espiritualidade, que um dia o Padre José kentenich sonhou com um grupo de jovens seminaristas e que hoje está nos quatro cantos do mundo. 
Assente em três grandes pilares, Santuário, Nossa Senhora e Fundador, abertos a uma Aliança de Amor com a Mãe de Jesus, que há de conduzir ao Deus Trino, Schoenstatt aposta na transformação do mundo, dinamizando ações direcionadas para gentes de todas as faixas etárias e de diversos estratos sociais. 
O Santuário Diocesano de Aveiro nasceu e criou raízes na Colónia Agrícola, tendo a paróquia da Gafanha da Nazaré como matriz fundamental, no acolhimento que prestou, nas obras que dinamizou, na espiritualidade que muitos assumiram desde a primeira hora, no testemunho que promoveu.

Boas Férias para todos

terça-feira, 10 de julho de 2018

A guerra é filha do poder e da pobreza




Papa Francisco 

Diocese de Aveiro vai ter um centro de formação para leigos


Bispo de Aveiro com novos diáconos 

«O bispo de Aveiro anunciou a criação do ‘Centro de Formação D. António Marcelino’, uma Escola de Leigos que tem em “vista a formação de líderes paroquiais ou de movimentos”.
A informação foi adiantada no da celebração de ordenações diaconais, que decorreu este domingo, na Sé de Aveiro.
D. António Moiteiro precisou que a escola arranca já no próximo ano pastoral para “formar agentes” capazes de desempenhar “atividades pastorais e aprofundar os elementos fundamentais da fé cristã”.
O novo centro evoca o falecido D. António Marcelino, que foi nomeado coadjutor da diocese em 1980, tendo sido bispo de Aveiro de 20 de janeiro de 1988 a 21 de setembro de 2006.
D. António Moiteiro revelou ainda que a diocese vai iniciar um novo ciclo de formação para diáconos permanentes, apresentando como qualidades fundamentais dos eventuais candidatos que sejam “cristãos empenhados na paróquia” e que a comunidade cristã “os tenha como tal”.
O diácono permanente, acrescentou, deve ser capaz de criar “comunhão” e de “liderar” a comunidade cristã.»

Ler mais na Agência Ecclesia