sexta-feira, 22 de junho de 2018

Informações Paroquiais de 24 de junho a 1 de julho de 2018



1 – Domingo, reunião do Apostolado da Oração, às 15:00 Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz.

2 – A nossa paróquia está a organizar um almoço de angariação de fundos para ajudar a fazer face às despesas. O almoço será no dia 08 de Julho no Centro de Recursos Mãe do Redentor. As pessoas podem adquirir os seus bilhetes junto dos elementos do Conselho Económico e Pastoral ou no Cartório Paroquial.

3 – As crianças que este ano entram na Escola Primária deverão fazer a sua inscrição para a catequese, no Cartório Paroquial, até ao dia 30 de Junho.

4 – Todos os catequizandos que no próximo ano vão frequentar a catequese, do 2º ao 12º ano, terão de fazer a sua renovação de matrícula, no Cartório Paroquial. A renovação é até dia 30 de Junho e tem um custo de 3,00 Euros. Os pais ou encarregados de educação, no ato da renovação da matrícula, terão de assinar um documento da proteção de dados.

5 – As pessoas maiores de 21 anos, interessadas em celebrar os Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma) devem inscrever-se no Cartório Paroquial. A formação terá uma duração de um ano.

6 – A Comissão de Festas de Nossa Senhora da Nazaré está a organizar um Espetáculo de Fados, sábado, dia 30 de Junho, às 21:00 Horas, no Auditório Mãe do Redentor na Igreja Matriz, com o grupo Tertúlia Bairradina. Participemos.

7 – O Agrupamento de Escuteiros da nossa paróquia convida todos os paroquianos para um musical solidário, cujo resultado reverte para o Agrupamento, sábado, dia 30 de Junho, às 21:30, na Fábrica das Ideias, antigo Centro Cultural. Os bilhetes podem ser adquiridos no local, de terça a sábado, das 14:00 às 19:00 Horas ou no próprio dia. Colaboremos com a nossa presença.

8 – A nossa paróquia irá participar na Peregrinação Diocesana a Fátima no dia 29 de Setembro de 2018. Cada paróquia alugará os autocarros necessários para os seus peregrinos. As pessoas que desejarem participar, deverão, tão breve quanto possível, fazer a sua inscrição no Cartório Paroquial. Cada bilhete terá o custo de 15€.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

A Festa do Dia da Comunidade Paroquial

A chuva não estragou o dia da comunidade paroquial. 
Condicionou-o, é certo, mas a festa, muita, fez-se na mesma, 
pelo que merece o “postal ilustrado” deste mês



O palco estava montado no Jardim 31 de Agosto desde antes do feriado do Corpo de Deus, que foi arciprestalmente celebrado na Gafanha da Nazaré, mas no sábado, 9 de junho, a chuva, ora miudinha, ora mais forte, marcou presença. Alteração de planos. As atividades passaram para o auditório, a missa celebrou-se na igreja matriz e o jantar serviu-se nas traseiras da igreja. “O tempo afetou-nos”, disse Manuel Pina ao Timoneiro. “Mas a festa fez-se com muita alegria, muita palhaçada, poemas, dança, música”, acrescentou o coordenador paroquial da catequese, notando que é próprio destas festas haver algo de improvisação.
Na missa, o P.e César salientou que a tarde do dia da comunidade paroquial foi “muito intimista, com alguns barulhos, como é próprio de quando há muita gente nova…”. Referiu ainda que o dia significava o fecho do ano pastoral, com o fim das catequeses, de diversas reuniões, de algumas atividades. Foi, por isso, um tempo de “dar graças” pelo ano pastoral.

Anabela e Lucina Almeida 
SANTA PALHAÇADA

Anabela Gomes e Lucina Almeida não andam na catequese, mas colaboram com a catequista do 6.º ano, Elsa Ribeiro. “A catequista pediu a colaboração aos pais, e todas as semanas alguns pais colaboram na catequese”, explicou Anabela. No dia da comunidade paroquial, a colaboração passou pelos comes e bebes, mas também pelo palco. “Fiz de palhaça e no palco [com os catequizandos] fizemos uma «santa palhaçada», uma peça que terminou com a frase «Jesus é alegria!»”, acrescenta Lucina.


ABRAÇOS

No final da celebração, o grupo de jovens promoveu uma sessão de abraços. Uma jovem leu um texto em que convidou toda a gente a nunca deixar de ter um pequeno gesto de simpatia. Nunca se sabe o bem que podemos fazer a quem está ao nosso lado. “Vós sois a luz do mundo”, lia-se na frase montada pelos jovens. E outros jovens espalhados pela assembleia convidaram todas as pessoas a darem abraços. “Vós, jovens, desafiais-nos com a vossa ousadia”, disse o prior. No rosto de algumas pessoas, depois dos abraços, rolaram algumas lágrimas.

Festa do Compromisso do 9.º ano de catequese







No passado sábado, 26 de maio, a comunidade da Paróquia da Gafanha da Nazaré acolheu o grupo de catequese do 9.º ano (cerca de 30 adolescentes) para celebrar a Festa do Compromisso.
A festa foi precedida de um encontro, em jeito de Retiro, iniciado às 14h30, entre os adolescentes e os seus catequistas, no Centro de Recursos Mãe do Redentor, tendo como lema a frase inspiradora do Santo Padre, o Papa Francisco, “Ousai sonhar grandes coisas!”
Foi uma tarde informal e descontraída repleta de momentos de cumplicidade, reflexão (fortalecidos, mais uma vez, pela presença imprescindível, do P.e César), convívio, e com a possibilidade de cada um privar com Deus e assumir e registar o seu compromisso perante Ele.
Perto da hora da festa, o grupo rumou a pé até à Igreja Matriz para celebrar a tão esperada Festa do Compromisso, na Eucaristia das 19h. Esta foi marcada pela emoção e pela troca individual do compromisso de cada adolescente por um porta-chaves com um nó que poderão utilizar no seu dia-a-dia e, assim, lembrar-lhes incisivamente o compromisso que assumiram com Jesus Cristo, perante a comunidade, pais e familiares.
Para os catequistas, foi gratificante acompanhar estes adolescentes ao longo deste ano e poder comprovar o quão crescidos estão na sua fé.
Parabéns aos nossos meninos e meninas do 9.º ano!

Vera Menezes

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Boas férias para todos

Ria de Aveiro
Com o verão, vamos poder usufruir momentos de descanso e de descontração, propícios ao refazer das energias. É o conhecido tempo de férias, a nível de emprego, de atividades escolares e até eclesiais.
Dentro do possível, sobretudo durante a época estival, publicaremos neste nosso blogue textos e fotos que sejam outras tantas formas de nos enriquecermos, até retomarmos as atividades normais. 
Aceitaremos, naturalmente, colaboração de todos. 

terça-feira, 19 de junho de 2018

Os jovens, a fé e o discernimento vocacional

Sínodo dos Jovens em preparação 



«O Vaticano apresenta esta manhã o documento de trabalho para a assembleia do Sínodo dos bispos, agendada para outubro, que vai refletir sobre o «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional». Tem sido um processo desde que o Papa Francisco anunciou a reunião magna para refletir sobre a realidade dos jovens e a sua participação na Igreja.
Já em março, Francisco convidou cerca de 300 jovens para uma reunião pré-sinodal onde a transparência e o diálogo com a modernidade foram focados como essenciais para uma maior participação na Igreja de hoje. A partir das 11h, na Agencia Ecclesia o essencial deste novo passo em direção ao Sínodo dos jovens.
Este é também o tema que está a reunir em Fátima os bispos portugueses. Por estes dias acontecem as jornadas pastorais que todos os anos reúnem os prelados em torno de um tema. Até ao dia 20 os participantes são convidados a refletir sobre a pastoral Juvenil Vocacional.
Mas o dia de hoje fica ainda marcado pela reportagem em torno do Simpósio do clero, que anualmente reúne os presbíteros portugueses. A agência esteve na apresentação, em Fátima.»

Nota: Transcrito da Agência Ecclesia 

SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS




Este ano, a paróquia da Gafanha da Nazaré teve a honra de receber, no dia 31 de maio, a solenidade arciprestal do Corpo de Deus. Na Eucaristia e Procissão Eucarística presididas pelo Senhor Vigário Geral da Diocese, Padre Manuel Joaquim Estêvão da Rocha, participaram todas as paróquias do arciprestado com os seus movimentos apostólicos, conselhos, agrupamentos do CNE, irmandades, crianças, adolescentes e jovens das catequeses e todos os crentes.
Refletindo sobre o significado desta Festa na vida das comunidades cristãs, apercebi-me de que nós, os crentes, que procuramos alimentar a nossa vida espiritual com o Pão Eucarístico, alimento da peregrinação, pelas encruzilhadas da vida deste mundo até à eternidade, temos todos muitas feridas e seguimos muitas idolatrias: o consumismo, a vaidade, o querer ser o centro de todas as atenções, o não querer ser menos que os outros, as arrogâncias… Custa-nos admitir que errámos ou que temos necessidades. São estas feridas e estas idolatrias que “rebaixam os cristãos, tornando-os medíocres, tépidos, insípidos e pagãos” como afirma o Papa Francisco. Afirmou ainda que a” presença de Cristo no sinal do Pão e do Vinho exige que a força do amor ultrapasse qualquer ferida e se torne comunhão com o pobre, ajuda para o fraco, atenção fraterna para os que têm dificuldade em suportar o peso da vida diária”. O Pão Eucarístico da fraternidade e da comunhão coloca os crentes num caminho de vida que não admite divisões… Desagregamo-nos quando não somos dóceis à Palavra do Senhor, quando não vivemos a fraternidade entre nós, quando corremos para ocupar os lugares da frente, quando não temos coragem de testemunhar a caridade, quando não somos capazes de oferecer esperança…Este Jesus é o Pão da vida que causa espanto na Igreja, um espanto que alimenta cada vez mais a contemplação, a adoração e a memória, diz o Papa Francisco e afirmou também o vigário geral da diocese e presidente da celebração.
A Eucaristia e a Procissão Eucarística, verdadeiras manifestações públicas de fé pelos espaços da nossa cidade, com toda a certeza, que exprimiram o nosso reconhecimento por todo o caminho que Deus nos fez percorrer através do deserto das nossas pobrezas. Nós, os crentes da Gafanha da Nazaré, embelezámos o recinto da Eucaristia, as ruas da nossa cidade e procurámos receber com brio e dignidade todas as paróquias do arciprestado, mostrando assim o amor que temos à Sagrada Eucaristia. Deixo expressa a minha simpatia e profunda gratidão à Câmara Municipal de Ílhavo, à Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, ao Conselho Pastoral Paroquial, catequese, CNE, às equipas paroquiais que assumiram esta causa desde a primeira hora e a todo o povo crente da Gafanha da Nazaré pelo brio e empenho no acolhimento às paróquias do arciprestado. Bem hajam.

Padre César Fernandes,
Pároco da Gafanha da Nazaré

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Festa de São João


Informações Paroquiais de 17 a 24 de junho de 2018


1. – Lembramos os paroquianos que durante os meses de Verão, só haverá Missa na Igreja Matriz, às 8:00 Horas e 10:30. Por isso não haverá a Missa das 10:00 Horas nem a das 11:15.

2. – A nossa paróquia está a organizar um almoço de angariação de fundos para ajudar a fazer face às despesas. O almoço será no dia 08 de Julho no Centro de Recursos Mãe do Redentor. As pessoas podem adquirir os seus bilhetes junto dos elementos do Conselho Económico e Pastoral ou no Cartório Paroquial.

3. – As pessoas maiores de 21 anos, interessadas em celebrar os Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma) devem inscrever-se no Cartório Paroquial. A formação terá uma duração de um ano.

4. – Lembramos os paroquianos que se encontra em pagamento a Coleta Paroquial. Os envelopes poderão ser entregues nos ofertórios das missas, ou no Cartório Paroquial. Agradecemos a partilha e generosidade de todos.

5. – A Mordomia de Nossa Senhora da Nazaré está a organizar a Festa de S. João, dia 23 de Junho, no Jardim Oudinot, com início às 12:30. Haverá comes e bebes e fogo-de-artifício às 23:30. Ajudemos com a nossa participação.

sábado, 16 de junho de 2018

Biologia, Biodiversidade e Lixo Zero...






Na próxima terça-feira,19 de junho, pelas 21 horas, vai ter lugar, no salão nobre da Junta de Freguesia, uma palestra sobre biologia, biodiversidade e lixo zero, com a participação de Jorge Paiva, botânico e investigador da Universidade de Coimbra. O Agrupamento n.º 588 do CNE, da nossa paróquia, convida todos os interessados pelo tema, que são muitos, naturalmente, a participarem e a divulgarem este evento. 

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Bispo de Aveiro lança desafio à participação na aula de EMRC


Chamados a construir um conhecimento global

«No dia-a-dia, todos nos vamos dando conta de que a sociedade exige cada vez mais um conhecimento global. Chegados à altura de nas escolas se fazerem as matrículas para um novo ano de estudos, com opções, e de decidir por escolher ou não a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), é o momento de, mais do que ficar indiferentes, nos envolvermos numa tomada de decisão que favorece a identidade de pessoas capazes de colaborar na construção de uma sociedade que dignifique e valorize uma autêntica educação integral.
A Educação Moral e Religiosa Católica, na fidelidade à sua missão específica, procura proporcionar à pessoa a visão cristã do mundo, do homem e de Deus, e não se demitirá de continuar a oferecer, com total liberdade, propostas educativas. É um espaço de reflexão, para crentes e não crentes, acerca dos valores sociais, éticos e morais, com propostas sempre atuais, propondo aos alunos uma perspetiva de análise da nossa existência, da nossa sociedade, da nossa cultura e da nossa religiosidade: dimensões que as atividades da escola e o próprio projeto educativo são chamados, também, a contemplar.»

Ler toda a Nota Pastoral de D. António Moiteiro