terça-feira, 29 de maio de 2018

FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM

Festa do Corpo de Deus 
Custódia da Igreja Matriz 

Jesus vê chegar a hora do triunfo dos seus inimigos. E não quer deixar de estar presente junto dos amigos. Criativo como é, sonha uma forma especial de realizar o seu desejo. Não o quer fazer sozinho. Chama os discípulos que, preocupados, querem saber onde fazer os preparativos para a ceia pascal. E diz a dois deles: “Ide à cidade. Virá ao vosso encontro um homem com uma bilha de água. Segui-o”. E eles foram, encontraram tudo o que Jesus havia dito e prepararam a Páscoa.
Que maravilha: A liberdade em acção; a iniciativa por antecipação; o envolvimento como processo de intervenção e crescimento; o seguimento como via de realização; a alegria como leveza de missão e élan de prontidão. Faz-nos bem contemplar a atitude de Jesus que se manifesta na convergência de factores, na sintonia de vontades, na concórdia de actores intervenientes. Talvez nos sirva como referência para a preparação da celebração da Eucaristia, especialmente a dominical.
Uma vez à mesa e enquanto comiam, “Jesus toma o pão, dá graças, parte-e e reparte-o pelos discípulos, dizendo: “Tomai: isto é o meu Corpo”. O mesmo faz com a taça de vinho, de que todos beberam enquanto Jesus afirmava: “Este é o meu Sangue, o Sangue da nova aliança, derramado pela multidão dos homens”. E acrescenta que só voltará a beber “do vinho novo no reino de Deus”, encarregando os comensais de prosseguirem a sua missão, dizendo: “Fazei isto em memória de Mim”.

CORPO DE DEUS - Convite aos crentes e não crentes


Este ano, a Gafanha da Nazaré vai ser o palco da celebração arciprestal do Corpo de Deus, no dia 31 de maio. A comunidade crente da nossa paróquia rejubila com a honra de poder organizar esta solenidade para todo o arciprestado. 
Não tenho dúvidas de que todos iremos colaborar e participar. Aos crentes, solicito a sua presença na Eucaristia e procissão, com início às 16 horas. Aos não crentes, peço que, em relação aos que nos visitam, vindos de outras paróquias, tenham um acolhimento que nos dignifique e enobreça, bem como a sua compreensão para os constrangimentos de trânsito nas ruas do itinerário da procissão, que é o seguinte: Jardim 31 de Agosto, rua Padre Rubens, rotunda da Fábrica das Ideias, Prior Guerra, Nossa Senhora da Nazaré, Sá de Miranda, Afonso de Albuquerque, João XXIII, Nossa Senhora da Nazaré e rua da Saudade, terminando no Jardim 31 de Agosto. 
Às pessoas que vivem no referido percurso peço que colaborem com os elementos do Conselho Pastoral Paroquial e equipas responsáveis pelo embelezamento das ruas, com verdes e flores. 
Esta ação, organizada pela Paróquia da Gafanha da Nazaré, respeita os credos religiosos de cada um e procura expressar a alegria de bem acolher quem nos visita. Também gostaria que fosse mobilizadora para todos os habitantes da nossa cidade. 
Antecipadamente, deixo a todos uma palavra de apreço e gratidão.

P.e César, 
pároco da Gafanha da Nazaré

Congresso Eucarístico - Maria, Nossa Senhora da Esperança

RUMO AO CONGRESSO EUCARÍSTICO
ESPERANÇA, EUCARISTIA, MISSÃO 7



O povo cristão reza na Salvé Rainha: “Mãe de misericórdia, vida doçura, esperança nossa”. Faz uma leitura correcta da função de Maria no processo da salvação que Jesus, seu Filho, realizou. Indica o seu rosto materno como estrela a brilhar que ilumina os nossos caminhos.
E reza também: “Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento da Eucaristia - Fruto do ventre sagrado da Virgem Puríssima Santa Maria”. A sua sabedoria crente contempla o vínculo indissociável entre a Eucaristia e a Mãe de Jesus. Vínculo feito louvor e adoração, repassado de memória agradecida e de profecia confiante. Vínculo que é aliança definitiva selada num amor incondicional pelo bem de todos.
Bento XVI dirige o olhar para Maria, a estrela da esperança, no final da citada encíclica. Visita os passos principais da sua vida: Da casa dos pais a Jerusalém. Sem esquecer os temores que a assaltaram, mas que sempre superou confiada no Senhor que “olhou para a sua humilde serva”. E, quase no fim, faz-nos ver Maria a aguardar, confiante, a vinda do Espírito Santo.
“A alegria da ressurreição tocou o vosso coração e uniu-Vos de um novo modo aos discípulos, destinados a tornar-se família de Jesus mediante a fé. Assim Vós estivestes no meio da comunidade dos crentes, que, nos dias após a Ascensão, rezavam unanimemente pedindo o dom do Espírito Santo (cf. Act 1,14) e o receberam no dia de Pentecostes… Vós permaneceis no meio dos discípulos como a sua Mãe, como Mãe da esperança. Santa Maria, Mãe de Deus, Mãe nossa, ensinai-nos a crer, esperar e amar convosco. Indicai-nos o caminho para o seu reino! Estrela-do-mar, brilhai sobre nós e guiai-nos no nosso caminho!”. (SS 50).
Maria mantém uma relação singular com a Igreja, chamada a ser mãe que gera, pela graça do Espírito Santo, novos filhos de Deus. Convém por isso determo-nos perante a sua função maternal e colaborar para que a Igreja viva em todas as famílias e comunidades, em toda a organização da instituição eclesial a ternura do amor e a prontidão do sim missionário.
“Uma Igreja de rosto materno nunca está feita. Mas contemplando Maria sob o paradigma da graça e da esperança, a Igreja sabe donde vem e para onde vai, renova a sua fé no Deus Criador e Salvador, sabe-se acompanhada no seu caminhar na história em direcção à plenitude esperada. Só nesta consciência, numa total busca de fidelidade, é que a Igreja pode dar sinais concretos e credíveis de um rosto materno, relativizando muita coisa que vamos acumulando no nosso caminhar histórico e apontando o horizonte definitivo da plenitude de amor e comunhão que nos foi prometida e que esperamos confiadamente”. Borges de Pinho, Fátima: O Intangível e o Facto, Humanística e Teologia (2017) 76.

Georgino Rocha

sábado, 26 de maio de 2018

Informações Paroquiais de 27 de maio a 3 de junho de 2018



1 – Domingo, dia 27, reunião do Apostolado da Oração, às 15:00 Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz.


2 – Ensaio para os Corais do Arciprestado com vista à Solenidade do Corpo de Deus, terça-feira, às 21:00 Horas, na Igreja da Gafanha da Nazaré.


3 – Quinta-feira é dia santo de guarda, festa do Corpo de Deus. As missas vespertinas serão na quarta-feira às 17:00 Horas na Igreja da Chave e às 19:00 Horas na Igreja Matriz. Na quinta-feira só haverá missa às 8:00 Horas na Igreja Matriz e às 16:00 Horas no Jardim 31 de Agosto.


4 – Este ano, a festa arciprestal do Corpo de Deus realiza-se na nossa Paróquia. A Eucaristia será às 16:00 Horas no Jardim 31 de Agosto, seguindo-se a Procissão com o seguinte percurso: rua Padre Rubens, Prior Guerra, Nossa Senhora da Nazaré, Sá de Miranda, Afonso de Albuquerque, João XXIII, Nossa Senhora da Nazaré, rua da Saudade e Jardim 31 de Agosto onde haverá a bênção do Santíssimo Sacramento e encerramento. Todos estamos convidadas a participar. As crianças que fizeram a Primeira Comunhão devem ir vestidas de túnica. Aos moradores das ruas do percurso da procissão, antecipadamente pedimos desculpa pelo constrangimento de trânsito nessas ruas.


5 – Reunião de preparação para os Batismos, sexta-feira, às 21:00 Horas, no Auditório Priores da Gafanha da Nazaré.


6 – As pessoas interessadas em levar ou enfeitar os andores na Procissão de Nossa Senhora da Nazaré podem dar o nome no Cartório Paroquial.


7 – O Congresso Eucarístico Diocesano decorre do dia 31 de Maio a 3 de Junho. No dia 31 de Maio, quinta-feira, terá a expressão arciprestal com a festa do Corpo de Deus; no dia 1 de Junho, sexta-feira, terá a expressão paroquial com Exposição do Santíssimo Sacramento às 18:00 Horas na Igreja Matriz; no dia 2 de Junho, sábado, terá uma expressão diocesana com conferências e painéis temáticos no Seminário de Aveiro para Sacerdotes, Diáconos e dois delegados de cada paróquia e no dia 3 de Junho, domingo, será o encerramento no Jardim de Aveiro com concentração para o nosso Arciprestado de Ílhavo, às 10:00 Horas, no Seminário, seguindo-se a Eucaristia para toda a Diocese às 11:30 no Jardim, seguida de almoço e convívio. Estamos convidados a participar. Para o almoço, podemos levar lanche ou adquirir a senha no Cartório Paroquial pelo valor de 5 euros. Nesse dia não haverá a missa das 11:15 na Igreja Matriz.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Schoenstatt na Gafanha da Nazaré

Um pouco de história
do Movimento de Schoenstatt 
na Gafanha da Nazaré 

P.e Miguel com pioneiras de Schoenstatt na Gafanha da Nazaré e com a imagem recuperada 

A imagem está presentemente numa capela lateral da nossa igreja matriz
Hoje [8 de setembro de 2008], por iniciativa do Padre Miguel Lencastre, foi prestada uma homenagem simples, mas significativa, ao Padre Domingos Rebelo, falecido em 21 de Outubro de 2007, como neste meu espaço na altura referi. Na Murtosa, de onde era natural o Padre Domingos, a família do saudoso sacerdote entregou um quadro da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, às Irmãs de Maria, do santuário da Gafanha da Nazaré, cumprindo a sua vontade. 
Nossa Senhora, evocada sob aquele nome, é venerada um pouco por todo o mundo, em santuários que são uma réplica, fiel, do original, que existe na Alemanha, na cidade que deu o nome àquele Movimento Apostólico. 

Jovens com a  Mãe Três Vezes Admirável

A imagem tem um valor histórico e, por isso, simbólico, pois foi diante dela que o Padre Domingos consagrou a paróquia da Gafanha da Nazaré, de que foi prior durante 18 anos, a Nossa Senhora. A partir dessa decisão, o Movimento de Schoenstatt nasceu nesta paróquia, alargando-se, depois, a algumas terras da Diocese de Aveiro e de outras dioceses. 
Mais tarde, o Santuário de Schoenstatt foi elevado à categoria de santuário diocesano. E à sombra dele, de Nossa Senhora e dos ensinamentos do Fundador, Padre José Kentenich, promove-se uma espiritualidade que procura chegar a todas as fases etárias da vida das pessoas, tendo por objectivos a construção dum homem novo para uma nova sociedade.
Para além da evocação que fez do Padre Domingos, o Padre Miguel Lencastre falou da importância do testemunho do homenageado e da força das alianças, mas também do primeiro grupo de jovens que, em julho de 1961, fez a Aliança de Amor com Nossa Senhora, na Gafanha da Nazaré. A imagem de Nossa Senhora de Schoenstatt fica agora no Santuário da Gafanha da Nazaré, também ao cuidado da Juventude, em quem se depositam muitas esperanças, para que o Movimento de Schoenstatt continue a crescer. 

Fernando Martins

Fonte: ver aqui 

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Efeméride: Dedicação do Altar e Igreja Matriz

21 de maio de 2005 



Prior Sardo no Jardim 31 de Agosto
Fachada Lateral
Igreja Antiga
D. António Marcelino

P.e Fidalgo 
Alicerces antigos recebem templo moderno 


D. António Marcelino presidiu no dia 21 de maio de 2005 à cerimónia da bênção e dedicação do altar e da igreja matriz, depois das obras de restauro por que passou e que ultrapassaram os dois milhões de euros. A remodelação foi profunda e denota bom gosto, o que valoriza ainda mais a sobriedade que marca todo o conjunto, com a bonita e primitiva imagem de Nossa Senhora da Nazaré a sobressair na decoração fronteira da capela-mor, de talha dourada. 
No momento da bênção, o nosso bispo lembrou a importância do altar, ao sublinhar que «a dádiva de Cristo, a eucaristia», parte dele. Também recordou o significado da mesa da Palavra, o ambão, e do sacrário, para adoração do Santíssimo Sacramento e para recolhimento. 
«Um templo sagrado não é uma casa qualquer», disse D. António, que enalteceu também a beleza conseguida pelo pároco, Padre José Fidalgo, e seus mais diretos colaboradores, salientando que «Deus tudo merece». E acrescentou: «O Padre José Fidalgo fez tudo com muito amor.» 
O Bispo de Aveiro realçou o mérito de ter sido recuperada a traça inicial da igreja matriz. Louvou, ainda, todo o toque «de arte, amor, perfeição e beleza» posto nas obras de restauro deste templo, numa perspetiva de melhor «servir uma paróquia com a dimensão e a importância que tem hoje a Gafanha da Nazaré». 
Ao dirigir-se às autoridades presentes (Governador Civil, Filipe Neto Brandão; presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves; e presidente da Junta de Freguesia, Manuel Serra), D. António frisou o bom relacionamento com todas elas, «como não podia deixar de ser», referindo que «a Igreja de Deus é um projeto sempre em construção», e que «o Senhor é louvado, na medida em que O servirmos, servindo os outros». 
Para o Padre José Fidalgo, a construção de paredes é tarefa normalmente fácil. Importante é mesmo seguir o mandamento do Senhor, «amai-vos uns aos outros como Eu vos amei», para que nesta terra [Gafanha da Nazaré] «não haja divisões nem querelas», disse. 
Adiantou que as enormes despesas do restauro da igreja matriz foram suportadas pelo povo, não deixando de apelar ao Governo e às autarquias para que ajudem de forma mais significativa, porque «o dinheiro nas nossas mãos cresce mais». O templo e o complexo anexo inserem-se «num projeto — frisou o Padre Fidalgo — de construção de uma comunidade verdadeiramente humana, nas vertentes cultural, social e religiosa». 

Alicerces antigos recebem templo moderno 

A igreja agora restaurada assenta na primitiva, que foi inaugurada em 1912. No fundo, para quem olha, trata-se de um templo novo, tal é a magnitude das obras levadas a cabo. Foi respeitada a traça original, com realce para a torre sineira e para a cor branca, tão típica da região das Gafanhas. O arco maior, que separa a nave principal da capela-mor, é da primeira igreja. 
O corpo do templo apresenta-se bem decorado, garantindo espaço para 500 pessoas sentadas. O material utilizado, granito e madeiras de qualidade, via-sacra que casa bem com todo o ambiente, vitrais e iluminação funcional mostram o cuidado colocado neste projeto, que há de perdurar no tempo. 
Um elevador servirá idosos e deficientes e a escadaria exterior, com alguma imponência, empresta uma certa beleza à frontaria da matriz da Gafanha da Nazaré. O adro, de granito e com grades, e ajardinado lateralmente, acolhe a estátua da padroeira, de bronze. 
Há dois auditórios, salas diversas, para catequese e reuniões, cartório paroquial, sala de audiovisuais, gabinetes, sacristia e sanitários. Como curiosidade, registe-se a existência de uma sala, ligada à nave central, alimentada por um circuito interno de televisão, sobretudo para os pais com filhos mais barulhentos poderem continuar a participar nas cerimónias. 
O templo possui aquecimento central, aparelhagem sonora afinada e um órgão de boa qualidade. A capela do Santíssimo ocupa um espaço lateral, resguardado, que convida à meditação. Como pormenor a destacar, há o brasão da paróquia em diversos locais, nomeadamente nos bancos, com as marcas do povo que tem feito a Gafanha da Nazaré, através dos tempos, ligado ao mar e à agricultura. 

Fernando Martins

domingo, 20 de maio de 2018

Papa escolhe Bispo de Leiria-Fátima para ser cardeal

«O Santo Padre conhece bem o que eu penso 
e sabe que tem em mim um apoiante», 
disse o bispo de Leira-Fátima



«O bispo de Leiria-Fátima, nomeado hoje cardeal pelo Papa Francisco, disse que recebeu e notícia com surpresa e emoção, encara-a “como um serviço” e deseja “participar” na reforma que o Papa está a fazer, sugerindo “simplicidade” aos cardeais.
“Acho que deverá chegar o momento em que os cardeais se apresentem com a mesma simplicidade com que o Papa Francisco se apresenta. Desejarei dizer isso ao Santo padre, mas o Santo padre terá a última palavra”, disse o bispo de Leira-Fátima.
Em declarações aos jornalistas, no Santuário de Fátima, D. António Marto referiu que deseja que os cardeais se apresentem com “a batina de bispo”, “sem aqueles vermelhos, sem aqueles chapéus cardinalícios”, acrescentando que “isso que é dispensável.
“O Santo Padre conhece bem o que eu penso e sabe que tem em mim um apoiante da reforma que está a fazer na Igreja, uma Igreja mais próxima, mais evangélica e mais misericordiosa”, acrescentou.»

Ler mais na Ecclesia 

Nota: Foto de Jorge Guarda 

“Deus caritas est” – Concerto Espiritual


É uma iniciativa idealizada por sete responsáveis de coros da Diocese de Aveiro, Ana Ferreira e João Marques da comunidade das Quintãs, Paróquia da Oliveirinha, Ana Filipa Moutela, Paróquia de São Tiago de Beduído em Estarreja, Helena Carapina, Paróquia de Santa Joana, Victor Bandeira, Paróquia de São Bartolomeu de Veiros, Maria do Rosário Almeida, Paróquia de Esgueira e Ricardo Ramos, Paróquia da Glória.
Está confirmada a presença de coros e instrumentistas de mais de 15 paróquias da diocese.
O programa do concerto foi inspirado no plano pastoral 2017-2018 da diocese, explorando cânticos que abordam a temática da Eucaristia e da Caridade, para os quais foram escritas orquestrações, e resultará numa composição para coro, solistas, órgão e orquestra.
O concerto espiritual “Deus caritas est” pretende ser um momento de beleza e interioridade que permita experimentar uma simbiose perfeita entre a oração e a arte.

A entrada é livre.

Fonte: Diocese de Aveiro 

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Rumo ao Congresso Eucarístico - A grande esperança





Após a consagração do pão e do vinho, a assembleia aclama Jesus eucaristia dizendo: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte. Proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus”. O futuro, de que a eucaristia é penhor, irrompe no presente e abre-lhe novos horizontes. 
A esperança cristã converte-se em grande esperança como nos lembra Bento XVI: 
“Precisamos das esperanças – menores ou maiores – que, dia após dia, nos mantêm a caminho. Mas, sem a grande esperança que deve superar tudo o resto, aquelas não bastam. Esta grande esperança só pode ser Deus, que abraça o universo e nos pode propor e dar aquilo que, sozinhos, não podemos conseguir. Precisamente o ser gratificado com um dom faz parte da esperança. Deus é o fundamento da esperança – não um deus qualquer, mas aquele Deus que possui um rosto humano e que nos amou até ao fim: cada indivíduo e a humanidade no seu conjunto. O seu reino não é um além imaginário, colocado num futuro que nunca mais chega; o seu reino está presente onde Ele é amado e onde o seu amor nos alcança.