segunda-feira, 14 de maio de 2018

Rumo ao Congresso Eucarístico - A grande esperança





Após a consagração do pão e do vinho, a assembleia aclama Jesus eucaristia dizendo: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte. Proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus”. O futuro, de que a eucaristia é penhor, irrompe no presente e abre-lhe novos horizontes. 
A esperança cristã converte-se em grande esperança como nos lembra Bento XVI: 
“Precisamos das esperanças – menores ou maiores – que, dia após dia, nos mantêm a caminho. Mas, sem a grande esperança que deve superar tudo o resto, aquelas não bastam. Esta grande esperança só pode ser Deus, que abraça o universo e nos pode propor e dar aquilo que, sozinhos, não podemos conseguir. Precisamente o ser gratificado com um dom faz parte da esperança. Deus é o fundamento da esperança – não um deus qualquer, mas aquele Deus que possui um rosto humano e que nos amou até ao fim: cada indivíduo e a humanidade no seu conjunto. O seu reino não é um além imaginário, colocado num futuro que nunca mais chega; o seu reino está presente onde Ele é amado e onde o seu amor nos alcança.

Agrupamento 588 - Fim de semana recheado de emoções e experiências








O nosso agrupamento — 588 do CNE— teve um fim de semana em cheio, recheado de emoções e de experiências para a vida. Sábado e domingo, 12 e 13 de maio, foi o ENG (Encontro Nacional de Guias) no Campo do Escuteiro, na Batalha, onde cada Região estava representada por dois Guias de cada Secção, eleitos no Encontro Regional de Guias. O 588 esteve presente com um Guia da I Secção (Lobitos) e uma da II Secção (Exploradores). Foram eles o Afonso Bola Marques, da Alcateia 12,  e a Ana Rita Ramalho, da Expedição 17. Esta vivência ninguém mais a tira e vão levá-la para a vida toda. Parabéns, Sorridente (Afonso) e Ana Rita. Também os Exploradores estiveram em atividade, em regime de acampamento, no Parque de Campismo do Gafanha. 
Na sexta-feira o S. Pedro decidiu que também ele queria ir ao nosso acampamento, e foi mesmo, levando para campo a tão abençoada água, de que a Mãe Natureza necessita, esquecendo-se que estávamos a montar tendas, onde teríamos de dormir. Era já noite e bem escuro, mas Ele, que quis testar a nossa capacidade de resistência e persistência, deu-nos chuva a sério, até pouco depois das 22h. Como chuva civil não molha escuteiro, lá ficámos os 25 de 32. No sábado, foi dia de cortar as árvores que estão a mais e prolifera desordenadamente, em particular as acácias, que depois de cortadas serviram para fazermos as nossas construções e treinar amarrações, além de aprendermos a usar serrote e machado em segurança. Foi muito bom e nem a chuva nos impediu de sermos felizes em campo.

sábado, 12 de maio de 2018

sexta-feira, 11 de maio de 2018

QUEM MAIS PRECISA MAIS ATENÇÃO MERECE

Nota Pastoral do Bispo de Aveiro 


Legalizar a eutanásia é um retrocesso civilizacional

O Parlamento propõe-se discutir e legalizar a eutanásia, em Portugal

O que deveria estar a discutir-se seriam os modos de atuar para minorar o sofrimento e a dor de quem está perante o limite e a fragilidade. A eutanásia, enquanto antecipação da morte, não poderá, de modo algum, considerar-se uma resposta humanamente adequada. Ela significa abandono, desistência e incapacidade de responder com o cuidado humanizado em favor de quem se encontra em situação de debilidade.
A experiência dos países que legalizaram a eutanásia e onde o efeito de rampa deslizante é visível, seja nos números, seja nos motivos invocados para a sua prática, demonstra o erro de colocar ao abrigo da lei uma prática que não acrescenta humanidade aos serviços de saúde, mas que os marca, de forma indelével, com a morte e a desistência perante o sofrimento.
O número de mortes associadas à eutanásia e ao suicídio assistido aumentou nos países em que tais práticas foram legalizadas.
A legalização da eutanásia afigura-se como um sinal contraditório e um retrocesso da nossa civilização. Em várias civilizações antigas, como na Grécia e em Roma, a eutanásia era praticada e só com o novo humanismo nascido com o cristianismo a valorização e a defesa da vida humana se foi afirmando nas sociedades desenvolvidas. Todo este património corre o risco de se perder nos tempos atuais.

A vida humana é inviolável

Informações Paroquiais de 13 a 20 de maio de 2018


1 – Está a decorrer em todo o país, de 13 a 20 de Maio, a Semana da Vida. A Igreja pretende que os cristãos façam uma grande reflexão sobre a Eutanásia com a consciência de que a vida humana é dom de Deus e, por isso, inviolável. Haverá uma sessão de esclarecimento sobre a Eutanásia, terça-feira às 21:30, no Centro Universitário Fé e Cultura. À saída da Eucaristia, receberemos um desdobrável que nos ajudará na reflexão sobre este tema.

2 – Ensaio para os Corais do Arciprestado com vista à Solenidade do Corpo de Deus, que este ano se celebrará na Gafanha da Nazaré, terça-feira, às 21:00 Horas, na Igreja da Gafanha da Nazaré.

3 – No dia 03 de Junho, será o dia da Igreja Diocesana e o encerramento do Congresso Eucarístico. A concentração para o nosso arciprestado de Ílhavo será às 10:00 Horas, no Seminário de Aveiro, com Eucaristia no jardim da cidade às 11:30, seguindo-se o almoço e convívio. Para o almoço, podemos levar o nosso lanche ou almoçar no local, adquirindo a senha no Cartório Paroquial pelo valor de 5 euros. Nesse dia, não haverá a missa da 11:15 na Igreja Matriz.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

A Alimentação dos Peregrinos

Cuide da sua espiritualidade, 
não descurando a sua saúde 

Peregrinos (imagem da rede global)

Maio é por excelência um mês de peregrinações, a alimentação adequada é decisiva para a superação dos desafios que surgem antes, durante e depois das grandes caminhadas. 
Para uma adequada preparação da peregrinação e para aumentar as reservas de energia no organismo, recomenda-se uma alimentação baseada nos princípios da Roda dos Alimentos com o reforço da ingestão de alimentos fornecedores de hidratos de carbono como arroz branco, massa, batata, cereais de pequeno-almoço tipo corn-flakes, pão branco e sumos de fruta naturais ou do tipo néctar nos 3 a 4 dias antes da partida. 
Ao longo do percurso diário da caminhada deverão ser feitas refeições ligeiras com o objetivo de fornecer energia e hidratar. Durante a caminhada podem ser utilizados alimentos como fruta, cubinhos de marmelada e barras de cereais não devendo ser esquecidos os fornecedores de proteína como o leite e derivados ou ainda, nozes, amêndoas e avelãs que são fáceis de transportar. Se parar para almoçar, a sopa deve estar sempre presente. 
No final de cada dia de peregrinação, o objetivo é recuperar as perdas de água e repor a energia perdida através de uma pequena refeição (30 a 60 minutos após a paragem) com maior riqueza de proteína (utilizando por exemplo ovo, feijão, fiambre, queijo ou iogurte) e hidratos de carbono (fruta, pão, arroz…). E bebendo sempre água. 
A hidratação do peregrino deve ser considerada nas diversas fases da peregrinação. Recomenda-se a ingestão de água, preferencialmente a cada 15 a 20 minutos em pequenas quantidades (100 a 250ml) e à temperatura ambiente. Podem ser utilizadas águas aromatizadas ou chá/infusões. 
Depois da peregrinação, devem ser seguidos os princípios para uma alimentação saudável, nomeadamente as recomendações presentes na Roda dos Alimentos. 
Para informações mais detalhadas consulte o “Manual de Alimentação para Peregrinos, 2017” do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, disponível em nutrimento.pt Cuide da sua espiritualidade, não descurando a sua saúde! 

ACES Baixo Vouga – Unidade de Saúde Pública 

Li na Agenda “Viver em…” da CMI

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Congresso Eucarístico: A esperança e a alegria da missão


“A morada natural da esperança é um «corpo» solidário, no caso da esperança cristã este corpo é a Igreja, enquanto o sopro vital, a alma desta esperança é o Espírito Santo. Sem o Espírito Santo não se pode ter esperança”

Papa Francisco 

“Sede alegres na esperança”, recomenda S. Paulo aos cristãos de Roma perseguidos pelo poder político e necessitados de reforçar as relações dentro e fora da comunidade. E acrescenta outras de grande valor para dar testemunho da fé operativa.

Que alegria terão sentido os discípulos de Emaús ao encontrarem a comunidade de Jerusalém em assembleia! E que comoção ao verem confirmada a novidade surpreendente do fazer caminho e estar à mesa com Jesus ressuscitado! E ao poderem partilhar a experiência por eles vivida: “Contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus quando Ele partiu o pão”. Que conforto recíproco terão saboreado!
Agora, um novo laço os une. Além do sangue familiar, entre alguns, da memória agradecida de uma história comum nos caminhos da Galileia e noutras terras, da amizade alimentada em convívios e conversas, surge o facto novo que a todos entusiasma: O de serem constituídos testemunhas de Jesus ressuscitado, de beneficiarem da graça da sua aparição, de receberem o encargo do seu anúncio até aos confins da terra, a começar por Jerusalém (Lc 24, 40). E de contarem sempre com o Espírito Santo, o prometido por Deus Pai: “Por isso, esperai na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.

Dá-me as tuas mãos

XVII INTERESCOLA DIOCESANO – EMRC
29 de maio 
Vagos



“Dá-me as tuas mão” é o lema do interescolas diocesano de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica que este ano tem lugar na Quinta do Ega, bem no centro de Vagos.
Depois de no ano passado invadirem Albergaria-a-Velha com o lema: [A]MARIA SEMPRE! [recorda aqui o dia], é agora Vagos que acolhe esta organização diocesana da responsabilidade do Departamento de Pastoral nas Escolas.

domingo, 6 de maio de 2018

Para o Dia da Mãe


Pequeno Poema

Quando eu nasci,
ficou tudo como estava.

Nem homens cortaram veias,
nem o Sol escureceu,
nem houve estrelas a mais...
Somente,
esquecida das dores,
a minha Mãe sorriu e agradeceu.

Quando eu nasci,
não houve nada de novo
senão eu.

As nuvens não se espantaram,
não enlouqueceu ninguém...

Pra que o dia fosse enorme,
bastava
toda a ternura que olhava
nos olhos de minha Mãe...

Sebastião da Gama, 
in 'Antologia Poética'

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Informações Paroquiais de 6 a 13 de maio 2018



1 – Domingo, celebra-se a Festa da Primeira Comunhão. A Eucaristia será na Igreja Matriz às 10:00 Horas, seguindo-se a Procissão em honra do Santíssimo Sacramento que terá início na Igreja Matriz e seguirá pelas ruas: Gago Coutinho, Castilho, Sacadura Cabral, Gil Eanes e Avenida José Estêvão. Pedimos às pessoas por onde passa a Procissão que enfeitem as ruas e mantenham um ambiente de silêncio e respeito. A Irmandade disponibiliza Opas para todos os que desejarem participar na Procissão. Não haverá Eucaristia das 11:15, na Igreja Matriz.

2 – Domingo, haverá um espetáculo no Jardim 31 de Agosto às 18:00 Horas, inserido no Festival Ilustração à Vista, organizado pela Câmara Municipal de Ílhavo. Todos estamos convidados a participar.

3 – Missa de ação de graças para todas as crianças da Primeira Comunhão, seus pais e familiares, segunda-feira, às 19:00 Horas na Igreja Matriz.

4 – Reunião geral para todos os Catequistas, terça-feira, às 21:00 Horas, no Auditório Priores da Gafanha da Nazaré.

5 – Reunião para o Conselho Pastoral Paroquial, quarta-feira às 21:00Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz.

6 – A atividade de apoio ao estudo “Tás aqui, tás a aprender”, organizada por voluntários está funcionar nas salas da Igreja Matriz, mas são necessários mais alguns voluntários. Os interessados deverão dirigir-se ao Cartório Paroquial.

7 – Sábado, dia 12 de Maio, celebra-se a Solenidade de Santa Joana Princesa, padroeira da nossa diocese. Haverá Eucaristia na Sé de Aveiro, às 10:00 Horas, presidida por D. António Moiteiro e às16:00 Horas está marcada a procissão que sairá da Sé.

8 – O Movimento de Schoenstatt está a organizar uma caminhada até à Igreja Matriz, no sábado dia 12 de Maio. A concentração e partida será no Santuário às 17:45 e terminará na Igreja Matriz com participação na Eucaristia das 19:00 Horas. Participemos dentro da nossa disponibilidade.