quinta-feira, 29 de março de 2018

A dimensão humana deve estar muito presente na nossa vida

Bispo de Aveiro na Missa Crismal 

Na Missa Crismal que hoje se celebrou na sé de Aveiro, pelas 10 horas, sob a presidência do nosso bispo, D. António Moiteiro, participaram presbíteros, diáconos permanentes e leigos, todos imbuídos do espírito próprio da Semana Santa, com a Páscoa da Ressurreição nos horizontes de cada cristão, garantidamente a nível mundial. Haverá exceções apenas nos países ditatoriais, onde os cultos são proibidos e os crentes perseguidos. E mesmo neste caso, a fé dos cristãos jamais se extinguirá e a Semana Santa será vivenciada no coração de cada um
.

À homilia, o nosso bispo respondeu à questão que a si próprio e a todos os presentes colocou:  "Onde buscar forças para sermos sal que dê sabor e luz que ilumine tantos dos nossos irmãos que andam afastados do projeto que Deus tem para a humanidade?" 
E disse:

"Olhando para a nossa vida de sacerdotes e diáconos (o mesmo se diga dos consagrados) quero refletir convosco e destacar algumas dimensões que nos podem ajudar na nossa vida de pastores ao serviço do povo de Deus (cf. Ratio fundamentalis – Dimensões da formação, V).
A dimensão humana deve estar muito presente na nossa vida e na relação com os nossos irmãos. Só assim será possível sermos sacerdotes de trato amável, autênticos, leais, interiormente livres, afetivamente estáveis, capazes de nos dedicarmos aos outros com a alegria de sermos amados por Deus.
A segunda dimensão é a da espiritualidade, a qual nunca se pode dar por adquirida. A consciência da nossa identidade presbiteral não se mede por aquilo que fazemos, nem pelo modo como organizamos a vida das nossas paróquias, mas sim em sermos discípulos verdadeiramente enamorados do Senhor, cuja vida e ministério se fundam na íntima relação com Deus e na configuração a Cristo, o Bom Pastor. Na companhia de Jesus, os discípulos foram aprendendo algo mais que uns ensinamentos; foram adquirindo um estilo de vida e, a pouco a pouco, foram participando da sua missão. Só depois de amadurecida a resposta e de fazer parte da sua nova família, assumindo as mesmas atitudes e o mesmo estilo de vida, podem os discípulos ser enviados a proclamar eficazmente a boa nova que Jesus anuncia, para que a vida de Deus se manifeste na vida do mundo.
Para o cristão há apenas um caminho para encontrar o que agrada a Deus – o do discernimento – discernimento este que depende da pessoa e da abertura da sua consciência ao Espírito: «E é isto o que eu peço, que o vosso amor cresça cada vez mais em conhecimento e sensibilidade, a fim de poderdes discernir o que mais convém» (Fl 1,9-10). Discernir não é defender a própria maneira de pensar, a própria iniciativa e a própria independência, mas renunciar ao saber que procede do mundo, para encontrar o saber que procede de Deus. É necessário, portanto, abrir o coração às sugestões interiores do Espírito, que convida a ler em profundidade os desígnios da Providência. O discernimento é essencial para a maturidade e o crescimento espiritual. O processo passa por escutar e aprender a reconhecer a ‘voz de Deus’ dentro de nós próprios. Diz-nos a experiência que quando a Igreja não responde satisfatoriamente aos anseios espirituais e existenciais do mundo na sua realidade histórica concreta, o mundo cria respostas e caminhos que procuram satisfazer as necessidades e angústias existenciais."

Toda a homilia pode ser lida e meditada  a partir daqui

terça-feira, 27 de março de 2018

António Manuel Couto Viana - Oração

Imagem: "The plains of Heaven" (det.) | John Martin | 1851-53 | Tate Modern, Londres, Inglaterra

ORAÇÃO 


Ouvi a Tua voz – que Te buscasse,
Que eras vida e caminho ardente e santo,
Aqui me tens, Senhor, beijando-Te na face,
Mordido de vergonha, angústia e pranto.

Cruz, lança, espinhos, pregos, fel, vinagre,
Não são adereços para um corpo humano.
Faze em mim, meu Senhor, o Teu milagre:
Sofrer, morrer e ressurgir em cada ano.

Perdoa à minha carne o desejar sem norte,
Porque vivo no mundo e sou pecado.
E recebe-me puro, quando a morte
Me levar p’ra o Teu lado.

(Um Cristo de perdão,
Sereno como é fria a madrugada,
Veio cravar-me, por amor, no coração,
Uma nova espada.)

António Manuel Couto Viana 


Li aqui 

segunda-feira, 26 de março de 2018

UM POUCO DE HISTÓRIA: SEMANA SANTA



«A Igreja Católica inicia hoje [25 de março], com o Domingo de Ramos, a celebração da Semana Santa, os momentos centrais do ano litúrgico que, nas igrejas e nas ruas, recordam os momentos da Paixão de Jesus.
A celebração dos últimos dias da vida de Cristo começa pela evocação da sua entrada messiânica em Jerusalém e a bênção dos ramos.
No início da vida cristã encontra-se o Domingo como única festa, com a única denominação de “Dia do Senhor”; por influência das comunidades cristãs provenientes do judaísmo, surgiu depois um “grande Domingo”, como celebração anual da Páscoa.
A partir do séc. IV, com os decretos que garantiam a liberdade de culto aos cristãos, começaram a celebrar-se na Terra Santa os acontecimentos da Paixão e morte de Jesus Cristo, nos locais e às horas em que eram relatados nos Evangelhos.
Na Idade Média, esta semana era chamada a “semana dolorosa”, porque a Paixão de Cristo era dramatizada pelo povo, pondo em destaque os aspectos do sofrimento e da paixão; muitas igrejas locais dão ainda vida a essa tradição dramática, que se desenrola em procissões e representações dos momentos da prisão, julgamento e crucifixão de Jesus Cristo.»

NOTA: Texto de OC

Ler mais na ECCLESIA

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO - 2 DE ABRIL

Sacrário da Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré

A nossa Diocese está a organizar um tempo de Adoração ao Santíssimo Sacramento, distribuindo um dia a cada uma das 101 paróquias da Diocese. 
A nossa paróquia terá a seu cargo o dia 2 de Abril, que fica assim distribuído: 8H00 – Eucaristia; 9H00 – Coral da Missa das 8H00; 10H00 – Ministros da Comunhão; 11H00 – Leitores e Conselho Pastoral; 12H00 – Intervalo; 17H00 – Irmandade e Apostolado da Oração; 18H00 – Catequistas e Catequizandos; 19H00 – Encerramento e Eucaristia. 

sábado, 24 de março de 2018

MUDANÇA DE HORA DEPOIS DA MEIA-NOITE


A chamada hora de verão vai mudar amanhã, domingo, 25 de março. Na prática, depois da meia-noite, devemos adiantar uma hora e quando acordarmos, decerto depois do sono normal, dormimos menos uma hora. É claro que daqui a uns dias já estaremos habituados e tudo cai na normalidade. Cá para mim, até gostaria de ficar sempre com a hora de verão para não passarmos a vida com este jogo de atrasa e adianta uma hora durante o ano. Os políticos é que sabem... mas eu gostaria de saber se estas alterações se justificam. 

Informações Paroquiais de 25 de março a 1 de abril de 2018


1 – Amanhã, reunião do Apostolado da Oração, às 15:00 Horas, na Biblioteca da Igreja Matriz.


2 – Amanhã, Domingo de Ramos haverá Via-Sacra pelas ruas da nossa paróquia com início às 20:30 junto à Igreja da Chave e seguirá pelas ruas: Heróis de Moçambique, Gil Vicente, São João de Brito, Nossa Senhora da Nazaré, Prior Guerra e Avenida José Estêvão, terminando na Igreja Matriz. Cada pessoa deve levar uma vela na Via-Sacra.


3 – Reunião de todos os Acólitos para preparar as Cerimónias Pascais, terça e quarta-feira, às 15:00 Horas, na Igreja Matriz.


4 – Esta semana, haverá reconciliações de preparação para a Páscoa, terça-feira às 20:30, na Igreja Matriz.


5 – Reunião de preparação dos catequizandos que vão ser batizados na Vigília Pascal, respetivos pais, padrinhos e catequistas, quarta-feira, às 19:30, na Igreja Matriz.


6 – Lausperene Diocesano. A nossa Diocese está a organizar um tempo de Adoração ao Santíssimo Sacramento, distribuindo um dia a cada uma das 101 paróquias da Diocese. A nossa paróquia terá a seu cargo o dia 2 de Abril, que fica assim distribuído: 8H00 – Eucaristia; 9H00 – Coral da Missa das 8H00; 10H00 – Ministros da Comunhão; 11H00 – Leitores e Conselho Pastoral; 12H00 – Intervalo; 17H00 – Irmandade e Apostolado da Oração; 18H00 – Catequistas e Catequizandos; 19H00 – Encerramento e Eucaristia.


7 – Na próxima Quinta-feira Santa teremos a missa Crismal na Sé Catedral de Aveiro, às 10:00 Horas. Todos somos convidados a participar.


8 – Quinta-feira Santa haverá distribuição da Sagrada Comunhão aos doentes da nossa paróquia. Todos os Ministros Extraordinários da Comunhão deverão estar na Igreja Matriz às 15:30.


9 – Vamos celebrar o Tríduo Pascal que iniciará na Quinta-feira Santa com a celebração da Ceia do Senhor e lava-pés. Na Sexta-feira Santa, a celebração da Paixão do Senhor e no Sábado Santo a Vigília Pascal. Estas celebrações serão na Igreja Matriz às 20:30. No Sábado Santo, as pessoas deverão trazer uma vela para a Cerimónia.


10 – No Domingo de Páscoa, as celebrações da Eucaristia terão os seguintes horários: na Igreja Matriz às 8:00 e às 9:00 Horas, na Igreja da Chave e na Igreja da Cale da Vila às 9:00 Horas. A Visita Pascal terá início às 9:45 e seguirá os itinerários habituais. Para que as pessoas possam fazer a sua partilha neste dia, iremos distribuir no final da Eucaristia os envelopes para o Folar da Páscoa.

quarta-feira, 21 de março de 2018

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE - MÃE


Um soneto de António Correia de Oliveira 


Olha, meu filho! quando, à aragem fria
De algum torvo crepúsculo, encontrares
Uma árvore velhinha, em modo e em ares
De abandono e outonal melancolia,

Não passes junto dela, nesse dia
E nessa hora de bênçãos, sem parares;
Não vás, sem longamente a contemplares:
Vida cansada, trémula e sombria!

Já foi nova e floriu entre esplendores:
Talvez em derredor, dos seus amores
Inda haja filhos que lhe queiram bem...

Ama-a, respeita-a, ampara-a na velhice;
Sorri-lhe com bondade e com meiguice:
— Lembre-te, ao vê-la, a tua própria Mãe!

António Correia de Oliveira

SEMANA SANTA NA NOSSA PARÓQUIA


terça-feira, 20 de março de 2018

“Crucifixos de Aveiro” no Museu de Santa Joana


“Crucifixos de Aveiro” é o nome da exposição que estará patente no Museu de Aveiro /Santa Joana de 24 de março a 1 de abril. Consiste numa mostra realizada a partir da coleção de crucifixos do Museu de Aveiro /Santa Joana assinalando o maior momento da Paixão em plena Semana Santa.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Papa denuncia «crime» da exploração sexual das mulheres

Francisco ouviu testemunho de nigeriana enganada 
por rede de tráfico humano e disse que prostituição 
corresponde a «torturar uma mulher»


«O Papa deixou hoje duras críticas aos que promovem a exploração sexual das mulheres e os seus clientes, falando num “crime contra a humanidade”.
Francisco falava na abertura dos trabalhos de uma inédita reunião pré-sinodal com jovens de todo o mundo, crentes e não-crentes, para preparar a próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro.
A manhã, no Pontifício Colégio Internacional ‘Maria Mater Ecclesia’, contou com vários testemunhos, entre eles o de Blessing Okoedion, nigeriana a viver na Itália, que foi vítima de tráfico de seres humanos.
“É um crime contra a humanidade, é um delito contra a humanidade. E nasce de uma mentalidade doente: que a mulher deve ser explorada. Nos dias de hoje, não há feminismo que tenha conseguido tirar isto da consciência, do inconsciente mais profundo ou do imaginário coletivo, digamos assim”, disse o Papa.»

Ler mais na Ecclesia