sexta-feira, 1 de março de 2024

Políticos não abordaram os problemas da pobreza

Rita Valadas
A presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, lamentou a falta de abordagem aos temas da pobreza nos debates partidários, com os candidatos às eleições legislativas do próximo dia 10 de março.
“Infelizmente temos visto pouco [a presença da pobreza nos debates], mas é um tema que devia ser bandeira de todos. Eu acho que sobre a luta contra a pobreza, ou a erradicação da pobreza em Portugal, não há partidos, não pode haver partido senão a pessoa. Quando nós não formos capazes de resolver este problema, vamos a outras coisas que são claramente menos prioritárias”, afirmou Rita Valadas, em declarações à Agência ECCLESIA.
A responsável considera que o diálogo entre partidos “vai existindo”, no entanto falta “interdependência efetiva”, “que leve todos com o mesmo foco a encontrar caminhos, que podem ser muitos e são certamente muitos” e que, para isso, é preciso não uma mesa, uma vez que “não é numa mesa que se faz, é mesmo no território com as pessoas”.
Rita Valadas destaca a “proximidade” e “a interdependência” como palavras-chave que precisam de ser incluídas no combate à pobreza, que se tem “complexificado e nos últimos anos ainda mais com a quantidade de crises”.
“O que significa que os olhares sobre a pobreza têm que ser somados, tem que haver interdependência e intersetorialidade, porque ninguém consegue resolver o problema da pobreza sozinho, nem o Estado, nem as instituições”, apontou.

Fonte - Agência ECCLESIA

Sem comentários:

Enviar um comentário