terça-feira, 13 de junho de 2023

SANTO ANTÓNIO FALECEU EM 13 DE JUNHO


Basílica de Pádua onde repousam os restos mortais de Santo António

Santo António nasceu em Lisboa, provavelmente em 15 de Agosto de 1195, e foi batizado com o nome de Fernando Martins. Tenho, pois, uma certa obrigação ou devoção pelo que, mais tarde, optou pelo nome de António, em homenagem a Santo Antão dos Olivais de Coimbra, onde professou. Este hábito de mudar de nome quando as pessoas assumem a vida religiosa em conventos significa o propósito de esquecer o passado.
O nosso Santo António faleceu em 13 de junho de 1231 com fama de santo, em Pádua, cujo Bispo solicitou ao Papa Gregório IX a abertura do processo de canonização. Menos de um ano depois, em 30 de Maio de 1232, foi elevado à honra dos altares.
É um Santo Popular, emparceirando com São João e São Pedro. Venerado em todo o mundo cristão, atribuem-lhe milagres conseguidos pela sua intercessão junto de Deus. Curiosamente, São Francisco, que muito o admirava, até o tratava por MEU BISPO, como li num livro de Gonçalo Cadilhe, um escritor de viagens. Aliás, sabe-se que Santo António era um dos homens mais cultos do seu tempo.

Fernando Martins

1 comentário:

  1. Eu que em 1999 estive na Basílica de Pádua, já não me recordava minimamente das suas linhas arquitetónicas!

    ResponderEliminar