sábado, 20 de novembro de 2021

Bispos portugueses favoráveis à canonização da Beata Joana


A 201.ª Assembleia Plenária da CEP, reunida em Fátima na semana passada, aprovou por unanimidade um voto favorável em ordem à canonização da Beata Joana de Portugal, conhecida como “Santa Joana Princesa”.
Em 2015, a Diocese de Aveiro promoveu a reabertura do processo de canonização da beata, que o povo de Aveiro trata por “santa” e que Paulo VI constituiu sua padroeira, a 5 de janeiro de 1965.
Filha de D. Afonso V e da rainha D. Isabel, Joana deixou Lisboa e a Corte em 1472 com o fim de se dedicar à vida claustral, tendo falecido em Aveiro no dia 12 de maio de 1490.

2 comentários:

  1. Era eu criança e já se falava na santificação da princesa (Santa Joana). Agora que já passei os oitenta e um anos, ainda se continua a falar na sua santificação!... Será que será desta vez, ou estarão à espera que eu morra, para procederem à sua canonização?!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não terá havido razões para a canonização. Há anos, perante nova insistência para a sua canonização, os promotores receberam, como resposta, que já era padroeira de Aveiro!

      Eliminar