domingo, 16 de setembro de 2018

SCHOENSTATT peregrinou à Sé de Aveiro

No dia 15 de setembro, foi celebrada a Eucaristia 
em simultâneo em todas as catedrais das dioceses portuguesas, 
onde existe o Santuário de Schoenstatt: 
Lisboa, Aveiro, Braga e Porto.

Papa Paulo VI recebe o Padre Kentenich

A Família de Schoenstatt, no sábado, dia 15 de setembro, celebrou o 50.º aniversário do regresso ao Lar eterno do Padre José Kentenich, encerrando o "Ano Kentenich", todo dedicado ao Pai e Fundador do Movimento de Schoenstatt. 
Neste dia, foi celebrada a Eucaristia em simultâneo em todas as catedrais das dioceses, onde existe o Santuário de Schoenstatt: Lisboa, Aveiro, Braga e Porto. 
Em Aveiro, a Família de Schoenstatt concentra-se às 14h30 no Santuário, na Gafanha da Nazaré, partindo em peregrinação até à Sé de Aveiro, onde será celebrada a Eucaristia às 17h00, presidida pelo bispo D. António Moiteiro. 
A Obra de Schoenstatt, nascida no seio da Igreja Católica e desde os seus começos por Ela reconhecida, passou por momentos de dificuldades, quer por parte do nazismo, quer por parte da Hierarquia da Igreja, que a pôs à prova na pessoa do Fundador, Padre José Kentenich, sujeitando-o a um exílio de 14 anos, em Milwaukee, nos Estados Unidos.
Porém, na fase final da última sessão do Concílio Vaticano II, a Assembleia dos Cardeais de 20 de outubro de 1965 reconhece a falta de fundamento para o Decreto de Exílio, a que o P.e Kentenich foi submetido, e, logo a seguir, no dia 22 de outubro, o Papa Paulo VI, ratificando a decisão da Assembleia dos Cardeais, assina o Decreto da libertação do Fundador da Obra de Schoenstatt. 
No dia 22 de dezembro de 1965, o Papa Paulo VI recebe em audiência privada o Padre  Kentenich e pede-lhe desculpa pelo exílio e por todo o sofrimento causado a ele e à Família de Schoenstatt. 
Em sinal de gratidão, o Padre  Kentenich oferece ao Papa Paulo VI um cálice, afirmando: "Santíssimo Padre, este cálice não está vazio. Está cheio de sangue, meu e da minha Família de Schoenstatt, pela renovação da Igreja das novas praias". Nesse momento, o Papa Paulo VI confia-lhe esta missão: "A ti e à tua Família de Schoenstatt confio a Igreja do pós-Concílio Vaticano II". 
A partir do nosso Santuário, como Família de Schoenstatt, queremos neste dia dizer na nossa Sé ao nosso Pai e Fundador: "Sim, Pai. Estamos aqui. Vamos contigo!" 
Animados pelo espírito do Padre José Kentenich prometemos neste dia colaborar com todas as forças na realização da sua missão da Igreja deste tempo. 
Para a concretização desta promessa, a Presidência Nacional de Schoenstatt convida-nos a todos, a cada pessoa, a cada casal, a entregar ao Capital de Graças o nosso contributo para a realização da missão do Pai Fundador, podendo formulá-lo no Compromisso Apostólico com o Padre Kentenich ao serviço da Igreja do nosso tempo. 
Cada um, no contexto da sua realidade concreta e das suas possibilidades, pode entregar o seu "sim", que, unido ao de tantos outros, se expressará numa só voz: "Sim, Pai. Vamos contigo!" 
Queremos ser cada vez mais um "Movimento em saída", à procura de levar os sonhos do nosso Fundador à Igreja e ao mundo, para que deste modo seja promovida uma cultura da Aliança, que forme o homem novo numa nova comunidade, um modo diferente de viver, levando a outros o carisma do Movimento Apostólico de Schoenstatt, portador da missão do Padre Kentenich para a Igreja do nosso tempo. 
A Aliança de Amor com Maria é o carisma original de Schoenstatt. Por ela somos ajudados a caminhar na Aliança Batismal, que nos insere numa intensa relação de amor com a Santíssima Trindade. A Aliança de Amor com Maria, o coração de Schoenstatt, é uma "fonte de vida"! Por isso o Padre Kentenich não se cansava de afirmar: "O caminho que Deus seguiu para se fazer homem é aquele que o homem tem de fazer para chegar a ser filho de Deus. Esse caminho é Maria!" 
Seguramente que o Padre Kentenich vê com alegria a forte corrente missionária, que por toda a parte dinamiza a Família de Schoenstatt. Seguindo as palavras do Papa Francisco, nós queremos ser um "Schoenstatt em saída", um Schoenstatt missionário, isto é, um Schoenstatt, que na forma específica da mensagem de Schoenstatt, a Aliança de Amor com Maria, anseia ajudar a Igreja a fazer chegar a Alegria do Evangelho às periferias do nosso tempo. 
A nossa missão consiste em fazer que a Aliança de Amor com Maria dinamize todos os campos do mundo de hoje: juventude, família, educação, Igreja, em todos os âmbitos da sociedade e da cultura (cf. Memorandum Congresso de Pentecostes 2015). "Na força da Aliança de Amor surja um mundo novo, no qual possamos gerar uma cultura de Aliança em todos os lugares onde vivemos e atuamos." (Oração para o Ano Kentenich). 
"Necessitamos da graça do alto, que alcançaremos, se acreditarmos na nossa Aliança de Amor. Podem estar certos de que um copioso carisma está unido à nossa Aliança de Amor" (Padre José Kentenich). 
O "Dilexit Ecclesiam" - amou a Igreja -, que o Fundador escolheu como epitáfio para o seu túmulo, permanece para nós herança orientadora e compromisso: "Schoenstatt para a Igreja, a Igreja para o mundo e o mundo para a Santíssima Trindade!" (Padre José Kentenich). 

Paulo Jorge Teixeira ~

Nota: Texto publicado no Correio do Vouga

1 comentário: