quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Bispos portugueses lembram importância dos seminários

D. Manuel Clemente


A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou, pela voz do seu presidente, D. Manuel Clemente, no final da Assembleia Plenária dos bispos portugueses que decorreu em Fátima, até hoje, 16 de novembro, a uma maior consciência da “importância do seminário” dentro das comunidades católicas, para que todas trabalhem juntas na formação dos futuros padres. E saudou “todos os seminaristas e suas famílias e comunidades", agradecendo "o precioso trabalho dos formadores dos seminários”.
Entretanto, desafiou as comunidades católicas a apostarem na “preparação para o Matrimónio”, à luz da exortação apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco. Referiu que a comunidade cristã deve ser uma “família de famílias”, adiantando que se trata, no fundo, de uma "comunidade que toma a iniciativa com criatividade e beleza de anunciar o Evangelho da família e que se envolve e acompanha na preparação dos membros da comunidade na iniciação à vida familiar”.
D. Manuel Clemente alertou para as “graves dificuldades” que afetam as instituições sociais e educativas, “de reconhecido mérito”, pedindo o apoio do Estado para as mesmas. “Os bispos lembram o princípio da subsidiariedade, que levará o Estado a respeitá-las e apoiá-las, não criando concorrências desnecessárias e atendendo aos direitos dos seus profissionais e das famílias”, referiu.
Também defendeu o celibato dos sacerdotes católicos, rejeitando a possibilidade de “abandonar” ou “abrandar” a disciplina atual.

Sem comentários:

Enviar um comentário