quarta-feira, 6 de setembro de 2017

CATEQUESE: 10 recomendações para os pais



1. Assim como precisamos da família e da sociedade para fazer nascer os filhos e ajudá-los a crescer, formar-se e ter um projeto de vida, também precisamos da Igreja, para que eles, renascidos pelo Batismo, cresçam na fé e a pratiquem.

2. Não nos bastamos a nós próprios na educação dos filhos, seja nos assuntos civis, seja na fé. Mesmo se a família é a primeira educadora, há muitos docentes na sociedade e, na paróquia, há os catequistas. Não são substitutos, mas colaboradores na educação.

3. A Catequese não é um «ensino» de segunda categoria, nem avulso ou desorganizado. É uma educação da fé, com um programa definido por idades e catecismos adequados. As faltas à Catequese quebram a sequência normal da descoberta e do caminho da fé.

4. Na catequese não se pretende ter bons alunos. Não é como tirar um curso. A catequese ajuda a formar discípulos de Jesus Cristo, que O seguem e imitam, em comunidade.

5. A Catequese não é o primeiro compromisso dos cristãos. Amar a Deus sobre todas as coisas – participando na Eucaristia, por exemplo – e ao próximo, como a si mesmo, é que resumem toda a vida cristã.

6. A Catequese não substitui as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), nem o contrário. Porque a Catequese não é uma aula, é um encontro com Jesus Cristo.

7. A preocupação de pais, catequistas, párocos, não há de ser que os catequizandos saibam muitas coisas. Mas que saboreiam a alegria de conhecerem Deus e de serem cristãos. Isso acontece quando experimentam a maravilha de terem Deus Pai como criador e sustentador da vida, Jesus Cristo como Salvador, o Espírito Santo como o que ajuda a  entrar em relação com Deus e com o próximo pela oração e pela ação.

8. Não exigir nem proibir aos filhos o que não se é capaz de lhes dar. E aceitar de bom grado ser ensinados por eles, porque a vida e o saber progridem.

9. Não  impor nem proibir aos filhos o que não se é capaz de fazer. E aceitar que eles tomem a iniciativa de aderir a programas e atividades em que são felizes.


10. Jamais cederemos à tentação de “mandar” os filhos à Catequese. O testemunho é a primeira forma de evangelização. Desse modo, eles aceitarão melhor a proposta dos ideais e valores cristãos.

Fonte: ver aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário