quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Segundo Prior da Gafanha da Nazaré: Padre José Francisco Corujo

Para memória futura 

Era rigoroso nas contas 
e cioso nos gastos

O Prior Guerra, de seu nome José Francisco Corujo, nasceu em 17 de fevereiro de 1878, em Ílhavo, tendo sido ordenado presbítero em 12 de julho de 1903. Assumiu a paroquialidade da Gafanha da Nazaré entre 5 de outubro de 1922 e 1948, altura em que fixou residência na sua terra natal. Faleceu em 12 de março de 1963.
Sublinha-se na monografia da paróquia – “Gafanha: Nossa Senhora da Nazaré” – que durante o tempo em que esteve entre nós «deixou um rasto de simpatia». Era uma pessoa bondosa, simples e afável.
«Era rigoroso nas contas e cioso nos gastos. Não quis que se fizesse uma residência nova para não chocar os paroquianos… que, muitos, viviam em palheiros de tábuas…», lê-se na referida monografia.
Dele guardamos uma imagem e um sorriso de bondade que enternecia. Morava perto da escola da Ti Zefa, na atual Av. José Estêvão, em casa que ainda existe. Tinha uma criada idosa, a senhora Felicidade, baixinha e simpática, que dava um bolinho às crianças que iam levar a fêvera do porco e as novidades da terra ao senhor Prior. 
Quando brincávamos no recreio da escola, que era a mesma avenida, ele não deixava de mostrar a sua satisfação por nos ver, enquanto fumava os seus cigarritos feitos à mão.
Não recordamos muito as suas homilias, pregadas nas missas que eram celebradas em latim. Mas de alguns paroquianos mais velhos ouvimos, há anos, que acentuava nas suas prédicas os princípios de vida honrada e reta.
Quando se retirou para Ílhavo, tinha por hábito passear junto à Câmara Municipal, Finanças e Registo Civil, para se encontrar com os gafanhões que iam a essas repartições pagar os seus impostos e resolver os mais diversos problemas. Testemunhámos esse seu hábito, quando um dia fomos com um familiar tratar de um assunto ao Registo Civil. Foi então que o Prior Guerra afirmou que ali contactava, diariamente, com o povo da Gafanha da Nazaré.

Fernando Martins

In "Gafanha da Nazaré — 100 anos de vida"

Sem comentários:

Enviar um comentário