segunda-feira, 8 de maio de 2017

Festa da Eucaristia na Gafanha da Nazaré

Flores no Ofertório
Pão e vinho no Ofertório
Momento de leitura 

Arranjo floral

Aspeto da entrada

Aspeto da assembleia

O altar
Todos partilhámos a emoção deste Encontro Sagrado

No domingo, 7 de maio, pelas 10 horas, celebrou-se a Festa da Eucaristia, na Igreja Matriz, com a 1.ª comunhão de 76 crianças da nossa comunidade, que entraram no templo cantando, acompanhadas das catequistas. A Eucaristia foi presidida pelo nosso prior, Padre Cesar Fernandes, e a igreja estava repleta de fiéis, predominando os pais e demais familiares das crianças do 3.º ano da catequese.

Somos as crianças de um mundo
que necessita da nossa alegria, 
que necessita de corações abertos
e de um sorriso cheio de vida.

Este cântico foi mote para uma Eucaristia expressiva com um grupo coral afinado, entoando cânticos adequados. E a abrir a cerimónia, a coordenadora do 3.º ano da catequese, Margarida Fernandes, frisou que a caminhada catequética permitiu conhecer melhor Jesus «para melhor O amarmos», garantindo que «preparámos a nossa vida e o nosso coração para O receber com alegria e dignidade». 
As crianças, postadas à volta do altar, com túnicas ou vestidos brancos, concentradas e participantes, mostraram à evidência o cuidado com que foram preparadas para a Festa da Eucaristia. E à homilia, o presidente da assembleia foi claro quando explicou que o Jesus, que todos iriam receber, estava naquele «bocadinho de pão», a hóstia consagrada. «Nós não O podemos ver com os nossos olhos; mas podemos vê-l’O com os olhos do coração, com os olhos da fé», disse.
«Acreditamos que Jesus está no Pão e no Vinho consagrados e que este alimento nos dá energia para fazermos o bem e para cumprirmos os nossos deveres; para em casa sermos bons filhos e na escola bons alunos, mas também para estarmos atentos na catequese e nas Eucaristias», adiantou o nosso prior.
Ao lembrar que neste domingo se encerrava a Semana de Oração pelas Vocações, o Padre César aconselhou os que iriam comungar pela primeira vez, em ambiente festivo, a interrogarem-se sobre o que Jesus lhes pode pedir no futuro. E explicou: «Há o chamamento de Jesus para o casamento, mas também há o chamamento para o sacerdócio (meninos) e para a vida consagrada (meninas). Importa, pois, perguntar a Jesus o que é que Ele quer de nós.» 
Depois da Eucaristia, houve a procissão por algumas ruas da Gafanha da Nazaré. No final, sobressaiu a Bênção do Santíssimo e a consagração a Nossa Senhora, com a entrega das flores, ao som do cântico “Mãe, olha para mim”.
Em conversa com a coordenadora do 3.º ano de catequese, o da 1.ª comunhão, Margarida Fernandes, ficámos a saber que o número de crianças que comungaram, apenas 76, foi o mais reduzido dos últimos 33 anos, segundo se recorda. Estas crianças foram acompanhadas por seis catequistas e quatro auxiliares, tendo havido como metas fundamentais o encontro e a descoberta de Jesus Cristo, após o que os meninos e meninas aprenderam as primeiras orações, o seu significado e a sua origem.
Os catequistas e auxiliares esforçaram-se por levar as crianças a sentirem “fome” de Jesus «que se faz presente no Pão do Céu», estimulando-as «a terem o desejo de conhecer este Deus que nos protege, nos acompanha e nos mostra o caminho do bem». 
Margarida Fernandes garantiu-nos que trabalharam na perspetiva de que «o dia da 1.ª comunhão fosse um dia especial das suas vidas», havendo espaço para festejarmos «todas as mães, assim como a Mãezinha do Céu que nos leva pela mão até Jesus Cristo».
A responsável pela catequese deste ano da 1.ª comunhão sublinhou que todo o trabalho foi desenvolvido «em união com a comunidade, com a colaboração contínua dos pais, catequistas dos vários anos, do grupo coral e do nosso prior». «Todos partilhámos a emoção deste Encontro Sagrado», disse.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário