quinta-feira, 25 de maio de 2017

A EMRC, fonte de esperança e humanização

Mensagem de D. António Moiteiro 
sobre a aula de EMRC


1. Pais, ajudai os vossos filhos!

Ser pessoa é um compromisso e um projeto e daqui nasce a importância de uma educação para a formação da pessoa. Que este projeto se alicerce sobre o amor pessoal de Deus!
Educadores, pais e encarregados de educação são quem ajuda a edificar este projeto. A família é o meio mais eficaz da transmissão de valores, de educação, de humanização e socialização, por isso aos pais cabe o dever de formar e orientar os filhos rumo a uma vida verdadeiramente humana, cristã e feliz; ajudar os filhos a discernir o que mais convém. É necessário estimular, guiar e apoiar, mas também é preciso superar muitas inércias, muitas solicitações, muitas rotinas… A vós, pais, é pedido que estejais atentos à formação e às escolhas dos vossos filhos. Temos de nos alegrar pelos muitos pais que continuam atentos e colaborantes, conscientes do seu dever de primeiros educadores dos seus filhos, cuidando da sua formação humana e cristã. Mas há famílias, mesmo ditas cristãs, que não respiram nem promovem uma educação com uma matriz cultural, incluindo a religiosa; famílias que precisam de se consciencializar e assumir o seu papel no processo educativo, pois esta demissão acaba por se repercutir nos seus filhos.
Neste contexto, e porque a dimensão religiosa é constitutiva da pessoa humana, a aula de EMRC apresenta-se como um excelente complemento à educação recebida em casa e na comunidade paroquial – uma ferramenta de capital importância para o preenchimento de muitos dos espaços vazios deixados pela educação.

Ler toda a mensagem do nosso Bispo aqui 

Sem comentários:

Enviar um comentário