terça-feira, 14 de março de 2017

Viver e celebrar a Quaresma

Crianças da nossa catequese

“A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola.
Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo.” (da mensagem do papa Francisco para a Quaresma 2017).
No início da nossa caminhada quaresmal, a Palavra de Deus convida-nos à “conversão” — isto é, a recolocar Deus no centro da nossa existência, a aceitar a comunhão com Ele, a escutar as suas propostas, a concretizar no mundo — com fidelidade — os seus projetos.
O Evangelho de cada domingo será a fonte de inspiração para que, como batizados, saibamos responder ao apelo de Deus e, diante das interpelações deixadas pelos gestos e palavras de Jesus, nos deixarmos conduzir pelo Espírito.
O desafio que nos é lançado neste ano de 2017 parte do lema “Sou batizado, por isso sou chamado a...”. Em cada semana, partindo da Palavra de Deus, somos convidados a melhorar aspetos concretos da nossa vida.
A caminhada compreende várias vertentes: liturgia dominical, família, catequese e escola.
A vivência da comunidade cristã estará centrada na Eucaristia dominical.
Destacamos algumas propostas:

• Frase-chave semanal em local de destaque;
• Lugar especial para colocação do lecionário ou do evangeliário (que serão incorporados na procissão de entrada das eucaristias, conjuntamente com a palavra-chave),
• Leitura dialogada do Evangelho (nalgumas eucaristias);
• Entrega, no final das eucaristias, de uma fita (crianças, adolescentes e jovens) e de um cartão – mensagem (famílias);
• Partilha de bens, de acordo com a tabela na imagem. O cartão–mensagem propõe, a cada família, uma reflexão sobre o Evangelho de domingo e propostas concretas para reflexão e mudança de vida.

Somos desafiados, nesta Quaresma de 2017, a pôr em prática, na nossa vida, as propostas do Evangelho.
Deixemos que a Palavra de Deus ilumine as nossas vidas e nos ajude a sermos testemunhas de Cristo em casa, na escola, no local de trabalho, nos tempos de lazer, .

Manuel Pina

NOTA: Publicado no Timoneiro

Sem comentários:

Enviar um comentário