segunda-feira, 13 de março de 2017

Em tempo de Quaresma

O “OUTRO” É UM DOM A QUE NOS DEVEMOS DAR 



“O cristão na quaresma é chamado a voltar para Deus de todo o coração, não se contentando com uma vida medíocre, mas crescendo na amizade do Senhor”. Assim começa o desafio que o Papa Francisco deixa a todos os cristãos nesta preparação para a Páscoa de 2017. 
O Papa pede-nos que nos aproximemos da festa da Páscoa com uma alegria autêntica, que brota de uma vida mais coerente em que o “moralismo” dê lugar ao testemunho vivo, merecendo o respeito da própria sociedade que nos rodeia. Respeito que mereciam os primeiros cristãos. 
Desses podia dizer-se com verdade, que, embora aparentemente as suas vidas se confundissem com as dos restantes cidadãos, se distinguiam pela alegria do encontro com o Senhor, pela forma generosa de partilha de tudo entre todos e pela amorosa dedicação de uns aos outros. Vede como eles se amam! 
Uma alegria e um amor ao outro que não se contentam com a “esmola” daquilo que nos sobra, mas vai à raiz do que de mais precioso podemos dar num tempo de stress permanente: o nosso próprio tempo, dádiva que acarreta o anúncio natural do nosso encontro com Jesus, que é “o amigo fiel que nunca nos abandona, pois, mesmo quando pecamos, espera pacientemente pelo nosso regresso a Ele e, com esta espera, manifesta a Sua vontade de perdão (cf. Homilia na santa missa, 8 janeiro de 2016)”. 
Façamos sincero exame sobre o nosso atuar dentro e fora das Comunidades em que nos integramos. 

(excerto da reflexão quaresmal da CNJP)

Pe. César Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário