terça-feira, 28 de março de 2017

CONVITE AOS CRENTES: Cerimónias da Semana Santa

 Na Semana Santa, 
vivemos os mistérios fundamentais da fé: 
A Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor


— No Domingo de Ramos, com a bênção dos ramos em todas as celebrações da paróquia e a narração da Paixão, recordamos o triunfo e a glória, para, de seguida, entrarmos na vivência do sofrimento e Paixão do Senhor.
— Na Quinta Feira Santa, na Sé de Aveiro pelas 10 horas, o Bispo como sucessor dos Apóstolos, reúne à sua volta todo o presbitério como prova de unidade eclesial para a consagração do Santo Crisma e bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos. É nesta mesma celebração que os sacerdotes renovam o seu compromisso de serviço à comunidade dos crentes.
— No Tríduo Pascal que começa com a Missa vespertina da Quinta Feira Santa, a Igreja celebra o mistério da salvação nas suas três fases (Paixão, Morte e Ressurreição) no decorrer de três dias, que constituem o ponto culminante do ano litúrgico:
. Celebramos a Última Ceia à qual Jesus dá um sentido novo com a instituição da Eucaristia, antecipando o Sacrifício que iria oferecer por amor, na cruz, algumas horas depois. Para que este mistério de amor se pudesse realizar ao longo dos séculos, Jesus institui o Sacerdócio que nasce da Eucaristia. Somos convidados a participar nesta celebração às 20,30 horas na Igreja Matriz, mostrando o nosso amor à Eucaristia e Sacerdócio.
. Celebramos a Paixão e Morte do Senhor na Sexta-Feira Santa às 20h30 horas. A liturgia vai levar-nos a contemplar o mistério da cruz, à adoração de Cristo crucificado e vai-nos introduzir no mais íntimo do Mistério Pascal, pôr-nos em contacto com o próprio “Cordeiro Pascal”.
. Celebramos a Vigília Pascal, na noite santa de sábado às 20h30 horas. Como afirmava Santo Agostinho, esta é a “mãe de todas as vigílias”. É a celebração da ressurreição do Senhor, o coração de toda a liturgia cristã. Os cristãos são convidados, nesta noite santa, a esperar o Senhor que volta para nos levar a fazermos a Sua “passagem”, a Sua Páscoa com Ele.

Como pároco, apelo a todos os crentes da Gafanha da Nazaré para que participem e vivam intensamente estas celebrações da Semana Santa na paróquia.

(Texto base – Missal Popular Dominical)

Sem comentários:

Enviar um comentário